Auditoria

A auditoria para redução de custo em Telecom consiste em analisar e validar as contas telefônicas (fixo, móvel e dados) dos clientes com os contratos firmados com as respectivas operadoras de um determinado período, identificando como trazer o melhor retorno financeiro possível, com os erros de tarifa aplicada, franquias, minutagem, degrau tarifário, degrau regional, cadência, entre outros fatores com as operadoras e fornecedores.

Quando pensamos em erros de tarifas aplicadas aos contratos de telecom o entendimento é que trata-se de um assunto da ANATEL que atua com a fiscalização das operadoras e de forma a coibir abusos. A ANATEL atua sim, nas reclamações que atingem o grande público consumidor (os pré-pagos e pessoas físicas) e pontualmente nos chamados de reclamações abertos diretamente no seu site. As conquistas de tarifas negociadas pelas empresas não são do conhecimento da ANATEL, por isso demandam atenção e gestão das próprias empresas consumidoras.

Outro pensamento: “Se as operadoras tratam de milhões de minutos diariamente de todos os seus clientes, deve existir um mecanismo de auditoria próprio que as auxilie a não cometer erros”. Existe sim, chama-se sistema de billing. Mas também existe uma entrada de processo manual, um sistema de troca de informações de tarifas com outras operadoras (co-billing), o sistema de geração da conta detalhada do cliente, entradas de informações manuais de contratos e ... falhas de sistema! As operadoras conseguem trabalhar os dados das chamadas já realizadas, e armazená-los para cobrança. Há muitos pontos onde erros podem ocorrer.
 

Os principais erros em quase todas as operadoras no Brasil:

  • Cobrança de tarifa acima do valor pactuado em planos negociados especiais oferecidos pelas teles;
  • Falhas de medição da duração de ligações interurbanas e internacionais;
  • Cobrança de minutos em excesso em ligações locais;
  • Existência de linhas que não foram contratados pelos clientes;
  • Duplicidade na cobrança de pacotes contratados;
  • Erros na aplicação de tarifas regionais (degrau tarifário geográfico);
  • Erros na aplicação de tarifas horárias (degrau horário);
  • Erros na aplicação de cadência de cobrança das tarifas (contagem de minutos não completos);
  • Duplicidade na cobrança de ligações;
  • Cobrança de pacotes de serviços não contratados;
  • Inclusão na conta de Linhas telefônicas não pertencentes à empresa.


A forma de validação das contas e a auditoria dos erros têm que ser por processo de trabalho:

  • Cadastro de contratos;
  • Cadastro de linhas (acessos);
  • Cadastro de facilidades e serviços necessários e contratados;
  • Cadastro de usuários (dos recursos);
  • Coleta de informações da(s) conta(s) em análise em formato eletrônico;
  • Auditoria por sistema específico desenvolvido para contas de telecom;
  • Revisão da base de entradas evitando erros de digitação e upload;
  • Revisão dos dados com o cliente;
  • Contestação de cada linha de chamada na conta de telefonia, junto às operadoras.

A auditoria das contas de telecom do seu negócio faz parte do crescimento em maturidade de TEM da empresa, sendo assim, a ATIKS com seu software/ferramenta e sua equipe altamente especializada pode proporcionar aos clientes o retorno esperado na gestão de custos de telefonia. Consulte-nos.



QUEM SOMOS
A ATIKS atua na área de Gestão de Telefonia, Consultoria e Outsourcing de Serviços em Telecomunicações. Oferecemos aos nossos clientes soluções integradas que visam redução de custos, gestão e otimização dos recursos de telefonia (fixo, móvel e dados).

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O QUE FAZEMOS

A ATIKS identifica nos clientes, informações sobre o uso que fazem das telecomunicações, quais são as necessidades com a previsão de crescimento, utilizando software/ferramenta especifico e uma equipe altamente qualificada, resultando em otimização de recursos, gestão e redução de custos operacionais em telecom.

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